Terapia Manual
O principal recurso que usamos da Fisioterapia Manipulativa, que se trata de uma especialidade dentro da Fisioterapia em nível de pós-graduação, é a reabilitação de pacientes. Realizamos as sessões não apenas para pacientes com problemas ortopédicos, mas também reumatológicos, neurológicos, posturais e reabilitação pós-operatória. Sempre que necessário, associamos a cinesioterapia a Terapia Manual, ou seja, a terapia manual é a área da fisioterapia que contempla o uso de um conjunto de técnicas manuais em benefício do paciente. Dentre elas destacam-se a Quiropraxia, Osteopatia, Maitland, Mulligan, Cadeias Musculares, Trilhos Fasciais, entre outras.
Por meio dela, possuimos uma visão global do organismo e utilizamos recursos diagnósticos e terapêuticos em estruturas que a fisioterapia convencional não atua, como por exemplo, mobilizações articulares acessórias, manipulação visceral, miofascial, craniana e neural. Em muitas das vezes, nós tratamos um paciente sem encostar na região da dor.
Apesar de similares, as técnicas que envolvem a massoterapia são diferentes da Fisioterapia manipulativa ou Terapia manual. A massoterapia está ganhando espaço em áreas de prevenção e ações de orientação em saúde, equanto a Fisioterapia cresce nos conceitos mecânicos cinesiolgicos. A Terapia manual é a área da fisioterapia que mais expandiu nos últimos 30 anos.